ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM

Joao Bernardes da Rocha Filho, Lucilene Baccon, Regis Alexandre Lahm

Resumo


Este artigo relata um experimento metodológico no ensino de Física, utilizando múltiplos recursos didáticos em uma Unidade de Aprendizagem, envolvendo alunos do 9º ano, tendo com tema a força como interação. A proposta foi baseada na Teoria de Aprendizagem Significativa, de Ausubel et al. (1980), proporcionando atividades potencialmente significativas e avaliando a evolução conceitual nos alunos. A investigação utilizou como instrumentos de coleta de dados um questionário inicial, um intermediário e outro final, bem como anotações diárias dos diálogos com os alunos. Observou-se evolução nos aspectos cognitivos relacionados à aprendizagem conceitual, além de melhoria na autonomia e autoconfiança dos alunos.

Palavras-chave


interação; força; aprendizagem significativa; unidade de aprendizagem; evolução conceitual

Texto completo:

PDF