O MUSEU COMO ESPAÇO INTERDISCIPLINAR: PROJETO DE REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA DESENVOLVIDO POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Cintia Fick, Roberta Giglio, Isabel Cristina Machado de Lara

Resumo


O artigo apresenta o relato de uma experiência desenvolvida a partir de uma proposta de ensino interdisciplinar com utilização de um museu interativo realizada com uma turma de 7º ano de Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Canoas, RS. O objetivo da proposta de ensino foi verificar como atividades interativas contribuem para a aprendizagem de conceitos científicos ao proporcionarem alfabetização científica e a experimentação em sala de aula por meio de experimentos interativos do museu e modelação de maquetes. As disciplinas envolvidas foram Ciências e Matemática e como método de ensino utilizou-se princípios da Modelagem Matemática na Educação. Os resultados alcançados indicam que uma proposta interdisciplinar melhora significativamente o interesse dos estudantes e a interação entre professores e estudantes. Evidencia avanços no desempenho dos estudantes, bem como no interesse em participar de projetos de modelagem. Além disso, constata que a utilização de experimentos interativos, quando bem elaborados, instigam a criatividade dos estudantes para que eles façam suas próprias modelagens proporcionando alfabetização científica em sala de aula.


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